quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Confiram as fotos do Comunicurtas


























Primeiro dia de oficinas do ComunicurtasUEPB conta com a presença de João Carlos Beltrão e Marcus Vilar




As oficinas do ComunicurtasUEPB começaram nesta terça-feira (31). Mais uma vez o jornalista paraibano João Carlos Beltrão está envolvido nestas atividades e assim como na V edição do Festival Audiovisual de Campina Grande, ministra uma oficina de Fotografia, realizada no Departamento de Comunicação Social da UEPB a partir das 14h.
 
Assim como a de Fotografia, a Oficina Direção de arte, também teve início nesta terça e prosseguirá até a tarde desta quarta-feira. Marcus Vilar, um dos homenageados desta VI edição, é o ministrante desta oficina que aborda os aspectos visuais das produções cinematográficas.

No primeiro dia de oficinas, os ministrantes puderam contar um pouco de suas experiências profissionais, proporcionando, além de conhecimentos teóricos, a interatividade, estimulando a participação dos ouvintes. Para dinamizar sua palestra, o diretor de fotografia João Carlos Beltrão trouxe o filme: “Tudo que Deus Criou”, o longa-metragam produzido por Adriano Lírio e dirigido por André Da Costa Pinto.

Gilbran Kalil, um dos que participam da oficina de Fotografia, destaca a experiência gratificante e a oportunidade de aprender com Beltrão. Gilbran comentou que o desmembramento do filme possibilitou um melhor entendimento acerca dos processos de direção e alguns macetes que os diretores utilizam nas filmagens.

O ComunicurtasUEPB conta com cinco oficinas que estarão sendo realizadas até esta sexta-feira (02), a partir das 14h, no Departamento de Comunicação Social da UEPB.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Platéia lotada na noite de abertura do VI ComunicurtasUEPB






A noite de abertura do VI Festival Audiovisual de Campina Grande, o ComunicurtasUEPB ocorrida nesta segunda feira(29) no Sesc Centro Campina Grande foi prestigiada por um grande numero de participantes, além da presença do pró reitor de planejamento da UEPB, Rangel Júnior que resultou os investimentos que a universidade tem feito em projetos culturais anunciado que novos projetos serão apoiados pela instituição. Na ocasião estiveram presentes também a manequim, modelo e atriz Elke Maravilha e os Cineastas Paraibanos homenageados Marcus Vilar e Torquato Joel que receberam o prêmio Machado Bitencourt pela contribuição ao cinema Paraibano.

Os homenageados destacaram a importância do desenvolvimento do cinema da Paraíba, salientando que os órgãos públicos devem apoiar a cultura cinematográfica “Não podemos viver de migalhas doadas pelos governos, também se faz cinema com apoio”. A luta pela doação do antigo prédio do Cine São José ao Departamento do Curso de Comunicação Social também foi lembrada “Vamos fazer uma passeata em favor da doação do cine São José para serem desenvolvidas atividades cinematográficas”, reforçaram.


Na Mostra Outros Olhares foi exibido o curta “Resta 1” com a direção de Aurora Miranda Leão e protagonizado pela atriz Ingra Liberato que também esteve presente na cerimônia. Na Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema de Curta Metragem foram exibidos os curtas: “Mais Denso que sangue” de Ian Abé, “O Reino da Serra” de Sinaldo Luna, “ Uma Ciência Encantada” de Chico Sales, “Manteiga em Venta de Gato” de Pablo Maia, no ventre da Poesia de Karlla Chistiane, “Escravo de Jô” de Daniel Araújo, “ Maria do Caixão” de Hideberto Figueiredo e Álissom Marques, e “Estrelando: José Sawlo” de Leandro Alves.


A programação do ComunicurtasUEPB segue até o próximo sábado (03) com a exibição de curtas, oficinas e debates sobre os filmes exibidos. O objetivo do evento e divulgar e democratizar o cinema Paraibano.

Público celebra primeira noite da 6ª edição do Comunicurtas com entusiasmo







Na primeira noite da 6ª Edição do ComunicurtasUEPB, no Cine-Teatro do SESC Centro, um grande público prestigiou uma programação bastante voltada a temas do campo religioso. Dando brilho à noite uma orquestra composta por flauta doce, trompete e clarinete embalaram o lançamento desse evento que ocorre há seis anos. Thayse Carvalho e Tayra Sòdi iniciam a noite fazendo agradecimentos a UEPB por apoiar e financiar o crescimento da arte audiovisual. “A educação não se completa só com bancos, escola e livros, mas a expansão da formação humana se dá através da arte, da cultura”, afirma o Pró-Reitor de Planejamento Prof. Rangel Júnior.

Foi lembrada também a a evolução do Comunicurtas em Campina Grande que na sua 1ª Edição tiveram dez filmes locais inscritos e este ano contou com cento e onze. Após foi feita uma homenagem aos grandes cineastas Marcus Vilar e Torquato Joel. E abrindo a Mostra Outros Olhares, o filme Resta 1, dirigido por Aurora Miranda Leão e protagonizado pela atriz Ingra Liberato que esteve presente na cerimônia.

A primeira mostra competitiva foi a Tropeiros da Borborema de Curta Metragem, seguindo a linha temática da religiosidade, trazendo os curtas Mais Denso que Sangue, dirigido por Ian Abê; O Reino da Serra, dirigido por Sinaldo Luna; Manteiga em Venta de Gatos, dirigido por Pablo Maia; No Ventre da Poesia,dirigido por Karlla Christine e Carlos Mosca; Escravos de Jó, dirigido por Daniel Araújo; Maria do Caixão, dirigido por Hildeberto Figueiredo e Álisson Marques; Estrelando José Sawlo, dirigido por Leandro Alves.

Dando continuidade à noite, foi a vez da Mostra Competitiva Brasil. A diretora Rosário trouxe Menina da Chuva, o filme é uma animação, com 6 minutos de duração, em homenagem ao artista Marão. Em seguida, o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro.

Durante a exibição a platéia foi envolvida pelo entusiasmo. No fim da noite era perceptível no hall de entrada do Cine Teatro do Sesc Centro, a presença de pessoas felizes e recompensadas por ter ficado até o último minuto. O jornalista, Leonardo Guilherme ressalta com empolgação o nível crítico dos filmes: “Achei ótimo alguns filmes e meu favorito foi O Reino da Serra, pois foi a narrativa mais poética de todas, o olhar artístico mais aprofundado.”

Programação Social do VI Comunicurtas



O Comunicurtas já é uma das maiores celebrações do Cinema Paraibano, quanto a isso não resta dúvidas, entre os dias 29 de Agosto e 03 de Setembro Campina Grande será tomada pela aura da sétima arte. Mas nem só de exibições de filmes é formada essa festa. Todos os dias, as 22h, após as mostras competitivas do Comunicurtas, acontece a programação social do festival. De segunda à sabado, cada dia em um local diferente, diversos artistas, entre bandas e DJ’s se apresentarão e animarão a noite dos participantes do Comunicurtas.


Confira a programação completa:



29/08 - SEGUNDA – OPÇÃO BAR
OS 4 COMPANHEIROS

30/08 - TERÇA - BAR DE TENEBRA
DJ ETNIA SOUND
MÚSICA PARAIBANA

31/08 - QUARTA - CACHAÇARIA
FORRÓZÃO SEM SAÍDA
BANDA BOUA

01/09 - QUINTA - OPÇÃO BAR
SÓCRATES GONÇALVES
VAL DONATO

02/09 - SEXTA - BAR DE TENEBRA
CEMITÉRIO DE ELEPHANTE (RN)
ENCONTRO DE TODOS OS RITMOS NORDESTINOS

03/09 - SÁBADO - BAR DE TENEBRA
DJ IRAXANA E DJ KF SHOW
VARAL DE CABARÉKFMARRAU

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ComunicurtasUEPB é um dos maiores festivais de cinema da Paraíba



O ComunicurtasUEPB é um dos maiores festivais de cinema da Paraíba. Este ano, entre os dias 29 de agosto a 03 de setembro no Sesc Centro em Campina Grande será realizada a sua VI edição. Os homenageados serão os cineastas paraibanos, Torquato Joel e Marcos Vilar, que receberão o Prêmio Machado Bittencourt pela contribuição ao cinema paraibano. Além das mostras de cinema durante o evento serão ministradas oficinas, debates sobre os filmes exibidos, mostras especiais e mostras competitivas. O objetivo do festival é democratizar o acesso ao cinema de forma gratuita proporcionando oportunidades a todos. O ComunicurtasUEPB é um evento promovido pelo Departamento de Comunicação Social em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba.

Degradação das Almas será exibido na próxima quinta-feira durante o Comunicurtas



Quinta-feira (01/09)
9h: Mostra Infantil no SESC Centro
10h: Debate e Coletiva de Imprensa com os Realizadores dos Filmes Exibidos na Noite Anterior
Local: DECOM/UEPB
14h: Oficina de Direção de Arte com Ana Paula Cardoso no DECOM/UEPB
         Bate-papo entre os realizadores de festivais e mostras audiovisuais da Paraíba no  DECOM/UEPB
19h: Mostras Competitivas no SESC CENTRO
Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo
Caravana JPB: Saúde – TV Cabo Branco/Paraíba – Repórter: Laerte Cerqueira
Presídio Desativado – TV Borborema – Repórter: Renato Diniz
Juventude Vendida 4 – TV Correiro – Repórter: Wendell Rodrigues
Circo de Bairros – TV Itararé – Repórter: Hermano Júnior
Mostra Competitiva Estalo
A Foca do Judeu – Direção: Altiéres Stevam, Diane Silva e Jonatha Medeiros (1’ /CG)
Descida ao Centro da Cidade – Direção: Juliana Terra (1’ /CG)
? – Direção: Fernando de Oliveira Morais (1’ /JP)
Inverno e Mentiras em Campina Grande – Direção: Allan Dantas (1’ /CG)
As 1001 Utilidades de Mainha – Direção: Thiago Lopes (1’ /CG)
No Escuro – Direção: M Quixaba e Carine Fiúza
Mostra Competitiva Tropeiros da Borborema de Curta-Metragem
Lamúria  Direção: Nathan Cirino (Fic- 15’/CG) Classificação:Livre
Degradação das Almas – Direção: Ismael Moura (Fic-15’/Cuité) Classificação: Livre
As Voltas do Mundo – Direção: Fabrício Santana (Doc-15’/CG-Aroeiras) Classificação:Livre
Ensaio – Direção: Altiéres Estavam (Fic-9’28’’/CG) Classificação:16 anos
A Identidade da Memória Morta – Direção: Rebecca Cirino (Doc-15’/CG) Classificação:Livre
Irmãs  Direção: Gian Orsini (Doc-16’/JP) Classificação: Livre
Salete Cobra – Direção: Ailton Francisco (Doc-9’/CG) Classificação:Livre
Mostra Competitiva Brasil
A Dama do Peixoto – Direção: Allan Ribeiro e Douglas Farias (Doc -11’/RJ)
A Fábula da Corrupção – Direção: Lizandro Santos (Animação- 8’15’’/RS)
Carreto – Direção: Cláudio Marques e Marília Aughes (Fic-12’/BA)
22h: Programação Social