terça-feira, 26 de julho de 2011

Vamos unir forças para exigir do poder público paraibano a ampliação de políticas culturais para o audio-visual na Paraíba.

Em defesa do desenvolvimento da produção do audiovisual paraibano, propomos ao Governo do Estado da Paraíba a transformação do Prêmio Linduarte Noronha em Edital Anual; a ampliação substancial de seus recursos; bem como solicitamos a observância e o respeito aos prazos que forem estabelecidos por tal edital.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

JOVENS ROTEIRISTAS PARAIBANOS


Organização do I Jabre divulga lista de roteiros selecionados


A organização do I Jabre divulgou, nesta quinta, 16, o resultado dos projetos selecionados para o primeiro Laboratório de Jovens Roteiristas Paraibanos. Das 27 inscrições, oito roteiros, mais dois que estavam na suplência, foram escolhidos para a produção de filmes de curta metragem.
De acordo com o cineasta e um dos organizados do evento, Torquato Joel, o evento acontecerá no Balneário Paraíso da Serra, cidade do Congo, entre os dias 14 e 17 de julho.


“Estamos agora em busca de parceiros na iniciativa privada e junto ao poder público para que, após o desenvolvimento dos roteiros, o resultado seja a realização dos filmes. A produtora de cinema Pigmento Cinematográfico já se comprometeu a realizar, com a cessão de equipe e equipamentos, um dos projetos a ser escolhido pelo grupo”, explicou.

O I Jabre surgiu como desdobramento do Projeto ViAção Paraíba, realizado UFPB-PRAC-COEX, que conta com os apoios da Associação Cultural do Congo; do Projeto Cinestésico, que tem a frente a professora Dra. Vigínia de Oliveira Silva, também integrante da organização do I Jabre; da Prefeitura Municipal do Congo; e do Grupo PazLucas.

“Tal ação visa descentralizar e socializar, dentre jovens oriundos de diversas regiões do interior paraibano, tanto o acesso às informações quanto o processo de formação no mundo da produção cinematográfica, desvelando e desmitificando esse fazer, aproximando desejos, sonhos e realizações”, afirmou Virgínia de Oliveira.

A organização do evento pede a confirmação imediata de todos os jovens selecionados. “Em caso de inviabilidade de participação, as vagas serão ocupadas pelos suplentes subseqüentes”, encerrou Torquato Joel.

Segue abaixo os projetos selecionados:

NOME, ARGUMENTO E CIDADE

1. Allan Marcus- Lavadeiras da Serra Alagoa Grande

2. Edmilson Gomes da Silva Junior- Capim-Açu, a nossa Sierra Maestra Catolé do Rocha

3. Guto Silva- A outra face de Deus Alagoa Grande

4. Ismael Moisés- A lenda da Maricota Picuí

5. Ismael Moura- Sã Consciência Cuité

6. Kennel Rógis- Botija Coremas

7. Marlon- Cuité e Picuí Picuí

8. Ramon Batista- Cemitério Nazarezinho

9. Lucas Alves- Luiza Desapareceu Carrapateira

10. Igor da Nóbrega- O Legado de Zé Limeira Teixeira